VOCÊ SABIA?
O câncer de mama tem até 90% de chance de cura quando diagnosticado em estágio inicial.
Como anda sua saúde? Seus exames preventivos estão em dia?
Quando o assunto é saúde da mulher, faz bem ter em quem confiar. Confira todos os exames que são importantes:
MAMOGRAFIA
A mamografia é o principal exame por imagem para rastreamento do câncer de mama em fase inicial. Esse exame detecta pequenas lesões que muitas vezes não são identificadas por meio do autoexame da mama.
A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que mulheres, a partir dos 40 anos, façam seus exames de mamografia anualmente. E que, para mulheres com idade entre 50 e 69 anos, o intervalo entre os exames não exceda 2 anos.
ULTRASSOM
Simples e seguro, o ultrassom deve ser realizado mediante indicação médica e faz parte dos exames preventivos regulares.
- Ultrassonografia das mamas
Analisa, de forma precisa, os tecidos das mamas, detectando nódulos, lesões e possíveis tumores*.
*O ultrassom é um exame complementar, não substituindo a mamografia.
- Ultrassonografia transvaginal ou endovaginal
Analisa a estrutura dos órgãos reprodutivos femininos (ovários, útero e colo uterino), detectando possíveis alterações relacionadas a endometriose, cistos ovarianos e outros.
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
A ressonância magnética é um método de diagnóstico por imagem altamente eficiente para identificar lesões e alterações em diferentes órgãos. O exame de ressonância para as mamas também é muito utilizado em casos de discordância entre resultados de ultrassom e mamografia na análise de nódulos.
Mulheres com próteses mamárias podem encontrar dificuldades em perceber alterações apenas pelo autoexame. Por isso, os exames por imagem são essenciais para um diagnóstico preciso, sendo a ressonância o mais indicado nesses casos.
VACINA HPV (QUADRIVALENTE)
A vacina contra HPV atua de forma eficiente na prevenção a diversas doenças causadas pelo vírus do papiloma humano. Devem ser aplicadas 3 doses em mulheres de 9 a 45 anos.
Estima-se que pelo menos 50% da população sexualmente ativa já tenha sido infectada por algum tipo de HPV e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as mulheres são as maiores vítimas dessa DST.
Fonte: Hermes Pardini, disponível em: https://www3.hermespardini.com.br/pagina/2339/outubro-rosa—prevencao-faz-bem-pra-voce-.aspx